O que você procura? Digite aqui:

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Campeão mundial será uma das estrelas do Rennes na Champions

N'Zonzi teve empréstimo renovado (foto:Facebook/Rennes)

O volante N'Zonzi, camisa 15 da Seleção Francesa na conquista da Copa do Mundo da Rússia 2018, será uma das estrelas do Rennes na primeira Liga dos Campeões da história do clube. Contratado por empréstimo junto à Roma, da Itália, no início do ano, o jogador terá seu vínculo estendido por um ano. A prorrogação do contrato estava prevista no acerto com o clube italiano, desde que o Rennes conquistasse uma vaga na principal competição continental da Europa.

Com a decisão da Federação Francesa de encerrar a Ligue 1 antecipadamente, devido a pandemia do coronavírus, e adotar a classificação com base nos resultados até a 28ª rodada, o Rennes terminou em terceiro lugar, que na França é última posição de qualificação à Champions League. No cenário continental, o mais longe que o Rennes havia chegado foi a disputa de três Liga Europa, com melhor desempenho em 2018/19, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo Arsenal, da Inglaterra.

N'Zonzi tem mais experiência na Liga dos Campeões do que o Rennes

Diferente do Rennes, que nunca participou de nenhuma Champions League, N'Zonzi é figura frequente na competição nas últimas cinco temporadas. O campeão da Copa do Mundo da Rússia 2018 defendeu o Sevilla, da Espanha, em três edições, a Roma em uma e o Galatasaray, da Turquia, na temporada 2019/20. O melhor resultado foi a classificação às quartas de final na temporada 2017/18, pelo Sevilla, que acabou eliminado pelo Bayern de Munique. N'Zonzi foi titular em oito dos 10 jogos do Sevilla naquela edição.

N'Zonzi: uma Champions na Roma (foto:arquivo)

Já o único gol do volante na Liga dos Campeões foi anotado na temporada 2016/17, também defendendo o time espanhol, na vitória por 4 a 0 sobre o Dínamo Zagreb, da Croácia, na fase de grupos. Considerando as competições continentais, no entanto, o maior feito de N'Zonzi foi a conquista da Liga Europa 2015/16, temporada em que chegou ao Sevilla, contratado junto ao Stoke, da Inglaterra. O time espanhol bateu o Liverpool na final, por 3 a 1: o atacante Sturridge abriu o placar para os ingleses; enquanto o francês Kévin Gameiro e o espanhol Coke (2) viraram o marcador para o para o Sevilla.

Contrato com o Rennes foi assinado após desentendimento no Galatasaray

N’Zonzi chegou ao Rennes no início do segundo turno da Ligue 1. O volante estava emprestado pela Roma ao Galatasaray, onde atuou no segundo semestre de 2019. O contrato se encerraria no fim da temporada 2019/20, mas o campeão da Copa do Mundo da Rússia 2018 acabou afastado do elenco em dezembro por “comportamento inapropriado no treino”. Antes disso, o volante era titular da equipe, tanto no Campeonato Turco quanto da Liga dos Campeões, competição em que o Galatasaray acabou eliminado na primeira fase. Devido ao problema com a diretoria turca, chegou-se a um acordo para a transferência do volante.

O campeão mundial chegou ao Rennes para dar experiência ao time. Aos 31 anos, era o terceiro mais velho do elenco, atrás do goleiro reserva Salin e do lateral e zagueiro Morel, ambos de 35 anos. No setor em que atua, os dois jogadores mais utilizados até então eram o volante Camavinga, de 17 anos, e o volante e meia central Siliki, de 23. A estreia de N’Zonzi foi no 0 a 0 com o Brest, em 8 de fevereiro, pela 24ª rodada da Ligue 1. O volante iniciou a partida no banco e entrou aos 20 minutos do segundo tempo. Depois, N’Zonzi foi titular nos cinco jogos seguintes da Ligue 1 e em dois da Copa da França.

Ficha do campeão mundial

N'Zonzi
Nome completo: Steven N’Kemboanza Mike N'Zonzi
Nascimento: 15 de dezembro de 1988, em Beaumont-sur-Oise (França)
Posição: meio campo (volante)
Times que defendeu: Amiens (França) de 2007 a 2009; Blackburn Rovers (Inglaterra) de 2009 a 2012; Stoke City (Inglaterra) de 2012 a 2015; Sevilla (Espanha) de 2015 a 2018; Roma (Itália) de 2018 a 2019; Galatasaray (Turquia), 2019 a 2020; Rennes (2020 a atualmente).
Principais títulos: 1 Copa do Mundo 2018, 1 Liga Europa 2015/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário