O que você procura? Digite aqui:

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Tolisso estreou na seleção com derrota que custou série invicta

Tolisso estreou na Seleção Francesa em 2017, e no ano passado fez seu primeiro gol pelos Bleus (foto:Twitter/Tolisso)

A estreia de Tolisso pelos Bleus em nada apontava para o sucesso do jogador com as cores da equipe. O meia, camisa 12 da Seleção Francesa na conquista da Copa do Mundo da Rússia 2018, foi titular no amistoso contra a Espanha disputado em 28 de março de 2017, no Stade de France, em seu primeiro jogo pela França. O time do técnico Didier Deschamps perdeu por 2 a 0. A derrota interrompeu uma sequência de sete partidas invictas da equipe.

Foi a primeira derrota da França após o fracasso na Eurocopa 2016, quando perdeu o título para Portugal jogando em casa. Depois do tropeço diante dos portugueses, a equipe colecionava cinco vitórias e dois empates. Três dias antes do confronto com os espanhóis, Tolisso havia sido relacionado pela primeira vez para um jogo da seleção, mas ficou apenas no banco na vitória por 3 a 1 sobre Luxemburgo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Tolisso teve companhia de 13 futuros campeões mundiais na estreia

Tolisso estreou na Seleção Francesa cerca de três meses antes de se transferir do Lyon para o Bayern de Munique. Aos 22 anos, o jogador foi escalado como titular ao lado de Kanté e Rabiot no meio de campo francês. Os dois gols da vitória espanhola foram assinalados no segundo tempo, por David Silva, aos 23 minutos, de pênalti, e por Deulofeu, aos 32. Tolisso acabou substituído aos 35 minutos do segundo tempo por Lemar, na época no Monaco.

Tolisso foi titular na estreia (foto:Twitter/Tolisso)

O técnico Deschamps tinha à sua disposição 14 futuros campeões da Copa do Mundo da Rússia 2018. Foram titulares, além de Kanté e Tolisso, o goleiro Lloris, o zagueiro Umtiti e os atacantes Mbappé e Griezmann. E entraram no decorrer da partida, além de Lemar, os atacantes Dembélé e Giroud. Cinco futuros campeões mundiais acompanharam a partida do banco: o goleiro Aréola, o zagueiro Kimpembe, o lateral Mendy, o meia Matuidi e o atacante Thauvin.

Primeiro e único gol pela seleção foi marcado em novembro do ano passado

Depois da derrota para a Espanha, Tolisso só voltaria a jogar pela seleção mais de seis meses depois, desta vez em partida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia 2018. Foi na vitória por 1 a 0 sobre a Bulgária, na cidade de Sofia, em 7 de outubro de 2017, com gol de Matuidi. Tolisso foi titular no meio de campo ao lado do próprio Matuidi e Kanté. Antes dessa partida havia sido relacionado por Deschamps para três jogos, mas só ficou no banco.

Após o jogo contra a Bulgária, passou a ser utilizado com frequência, alternando titularidade e reserva. Na Copa 2018, atuou em cinco dos sete jogos do título, dois como titular. O primeiro gol de Tolisso pelos Bleus, no entanto, aconteceu só no ano passado. Foi na vitória de 2 a 0 sobre a Albânia pelas Eliminatórias da Eurocopa, em 17 de novembro. O meia abriu o marcador de cabeça, depois de cruzamento de Griezmann, em cobrança de falta.

Ficha do campeão mundial

Tolisso
Nome completo: Corentin Tolisso. 
Nascimento: 3 de agosto de 1994, em Tarare (França). 
Posição: meia. 
Times que defendeu: Lyon (França) 2013 a 2017; Bayern Munique (Alemanha) 2017 a atualmente. 
Principais títulos: 1 Copa do Mundo; 2018, 2 Liga Alemã 2017/18, 2018/19; 1 Supercopa da Alemanha 2017; 1 Copa da Alemanha 2018/19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário