![]() |
Tolisso estreou no time principal do Lyon em agosto de 2013, jogando apenas um minuto (foto:Instagran/Tolisso) |
Apenas sete meses após estrear nos profissionais do Lyon, no dia 11 de agosto de 2013, lançado pelo técnico Rémi Garde, o meia Tolisso, então com 19 anos, se tornou titular da equipe. E a estreia foi discreta: saiu do banco para ficar em campo um minuto, na vitória sobre o Nice por 4 a 0. Tolisso entrou no lugar do meia congolês Arnold Mvuemba aos 47 minutos do segundo tempo. Os gols foram de Lacazette (2), Clément Grenier e Yoann Gourcuff.
Tolisso, que está afastado dos gramados desde setembro deste ano, quando sofreu uma grave contusão no joelho direito na partida entre o seu Bayern de Munique e o Leverkusen, atuou em cinco das sete partidas da Seleção Francesa na Copa da Rússia 2018, duas delas como titular. No seu ano de estreia como profissional no Lyon, o meia teve dois futuros campeões mundiais como companheiros de elenco, o zagueiro Umtiti e o meia Fekir.
Segundo jogo de Tolisso foi disputado mais de dois meses depois
Depois da estreia, o técnico Rémi Garde levou dois meses e meio para colocar Tolisso em campo novamente. O meia voltou ao time na vitória de 1 a 0 do Lyon sobre o Rijeka, da Croácia, em 24 de outubro de 2013, pela Liga Europa. Ele entrou aos 24 minutos do segundo tempo, no lugar do lateral direito senegalês Mouhamadou Dabo. O gol da vitória foi marcado por Clément Grenier. Entre a estreia e esse jogo foi relacionado quatro vezes para o banco.
Tolisso se firmou como titular em 2 de março de 2014, no empate em 0 a 0 com o Montpellier, na 27ª rodada da Ligue 1 da temporada 2013/14. O primeiro gol na equipe foi marcado uma semana depois, em 9 de março, na vitória por 2 a 1 sobre o Bordeaux, fora de casa. O outro gol da equipe foi anotado pelo lateral camaronês Henri Bedimo. O Lyon terminou o Campeonato Francês na quinta colocação. E Tolisso fez um total de 25 partidas na temporada.
Técnico que o lançou saiu do clube e Tolisso foi vice-campeão
Na temporada seguinte, Rémi Garde deixou o comando da equipe, mas Tolisso permaneceu como titular sob o comando do novo treinador, Hubert Fournier. Na temporada 2014/15, foi o segundo jogador mais utilizado no elenco, tendo participado de 43 jogos. Fez sete gols. O jogador que mais atuou foi o goleiro português Anthony Lopes, que ainda defende o Lyon. A equipe terminou a Ligue 1 com o vice-campeonato, oito pontos atrás do Paris SG.
Rémi Garde, que também lançou no Lyon o zagueiro Umtiti, é atualmente técnico do Montreal Impact, do Canadá, que disputa a Major League Soccer (MSL), o campeonato dos Estados Unidos. Na atual temporada, a primeira do treinador na equipe, o time não conseguiu se classificar para os play-offs, mas Rémi Garde foi confirmado para a próxima temporada, apesar de ter sido sondado pelo Rennes para retornar para a França.
Ficha do campeão mundial
Tolisso
Nome completo: Corentin Tolisso.
Nascimento: 3 de agosto de 1994, em Tarare (França).
Posição: meia.
Times que defendeu: Lyon (França) 2013 a 2017; Bayern Munique (Alemanha) 2017 a atualmente.
Principais títulos: 1 Copa do Mundo, 2018, 1 Liga Alemã 2017/18; 1 Supercopa da Alemanha 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário