O que você procura? Digite aqui:

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Tolisso se tornou titular do Lyon aos 19 anos, sete meses após estreia


Tolisso estreou no time principal do Lyon em agosto de 2013, jogando apenas um minuto (foto:Instagran/Tolisso)

Apenas sete meses após estrear nos profissionais do Lyon, no dia 11 de agosto de 2013, lançado pelo técnico Rémi Garde, o meia Tolisso, então com 19 anos, se tornou titular da equipe. E a estreia foi discreta: saiu do banco para ficar em campo um minuto, na vitória sobre o Nice por 4 a 0. Tolisso entrou no lugar do meia congolês Arnold Mvuemba aos 47 minutos do segundo tempo. Os gols foram de Lacazette (2), Clément Grenier e Yoann Gourcuff.

Tolisso, que está afastado dos gramados desde setembro deste ano, quando sofreu uma grave contusão no joelho direito na partida entre o seu Bayern de Munique e o Leverkusen, atuou em cinco das sete partidas da Seleção Francesa na Copa da Rússia 2018, duas delas como titular. No seu ano de estreia como profissional no Lyon, o meia teve dois futuros campeões mundiais como companheiros de elenco, o zagueiro Umtiti e o meia Fekir.

Segundo jogo de Tolisso foi disputado mais de dois meses depois
Depois da estreia, o técnico Rémi Garde levou dois meses e meio para colocar Tolisso em campo novamente. O meia voltou ao time na vitória de 1 a 0 do Lyon sobre o Rijeka, da Croácia, em 24 de outubro de 2013, pela Liga Europa. Ele entrou aos 24 minutos do segundo tempo, no lugar do lateral direito senegalês Mouhamadou Dabo. O gol da vitória foi marcado por Clément Grenier. Entre a estreia e esse jogo foi relacionado quatro vezes para o banco.


Tolisso se firmou como titular em 2 de março de 2014, no empate em 0 a 0 com o Montpellier, na 27ª rodada da Ligue 1 da temporada 2013/14. O primeiro gol na equipe foi marcado uma semana depois, em 9 de março, na vitória por 2 a 1 sobre o Bordeaux, fora de casa. O outro gol da equipe foi anotado pelo lateral camaronês Henri Bedimo. O Lyon terminou o Campeonato Francês na quinta colocação. E Tolisso fez um total de 25 partidas na temporada.

Técnico que o lançou saiu do clube e Tolisso foi vice-campeão
Na temporada seguinte, Rémi Garde deixou o comando da equipe, mas Tolisso permaneceu como titular sob o comando do novo treinador, Hubert Fournier. Na temporada 2014/15, foi o segundo jogador mais utilizado no elenco, tendo participado de 43 jogos. Fez sete gols. O jogador que mais atuou foi o goleiro português Anthony Lopes, que ainda defende o Lyon. A equipe terminou a Ligue 1 com o vice-campeonato, oito pontos atrás do Paris SG.

Rémi Garde, que também lançou no Lyon o zagueiro Umtiti, é atualmente técnico do Montreal Impact, do Canadá, que disputa a Major League Soccer (MSL), o campeonato dos Estados Unidos. Na atual temporada, a primeira do treinador na equipe, o time não conseguiu se classificar para os play-offs, mas Rémi Garde foi confirmado para a próxima temporada, apesar de ter sido sondado pelo Rennes para retornar para a França.

Ficha do campeão mundial

Tolisso
Nome completo: Corentin Tolisso.
Nascimento: 3 de agosto de 1994, em Tarare (França).
Posição: meia.
Times que defendeu: Lyon (França) 2013 a 2017; Bayern Munique (Alemanha) 2017 a atualmente.
Principais títulos: 1 Copa do Mundo, 2018, 1 Liga Alemã 2017/18; 1 Supercopa da Alemanha 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário