O que você procura? Digite aqui:

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Técnico que lançou o meia Fékir deu os últimos dois títulos ao Lyon


Fékir foi lançado no time principal do Lyon em 2013

O meia campeão mundial Fékir foi lançado na equipe profissional do Lyon, clube onde iniciou a carreira nas categorias de base, pelo técnico que comandou o time nos dois últimos títulos importantes: Rémi Garde. Ele estava à frente do Lyon na conquista da Copa da França 2011/12 e da Supercopa da França em 2012. E também lançou nos profissionais outros dois campeões da Copa do Mundo da Rússia: o zagueiro Umtiti e o meia Tolisso.

A estreia de Fékir no time principal do Lyon aconteceu em 28 de agosto de 2013, cerca de um ano após essas conquistas. Em partida da fase de qualificação da Liga dos Campeões 2013/14, a equipe francesa perdeu fora de casa para o Real Sociedad por 2 a 0, gols do atacante mexicano Carlos Vela. Era o jogo de volta. Na primeira partida, em casa, o Lyon já havia perdido por 2 a 0. Fékir, então com 20 anos, iniciou no banco e entrou no segundo tempo.

Jogo de estreia de Fékir tinha três futuros campeões da Copa da Rússia

Aquele confronto entre Lyon e Real Sociedad levou a campo três futuros campeões da Copa do Mundo da Rússia 2018. Do lado do Lyon, o zagueiro Umtiti iniciou jogando, e Fékir (que já havia sido relacionado outras três vezes para o banco naquela temporada) entrou no lugar do atacante Yassine Benzia. Já pelo Real Sociedad jogou o atacante Griezmann, que na temporada seguinte se transferiria para o Atlético de Madrid.


Naquela temporada, Fékir atuou em 17 dos 61 jogos do Lyon. A equipe disputou a final da Copa da Liga, sendo derrotado pelo Paris SG por 2 a 1 - Lacazette marcou para o Lyon e Cavani fez os dois do adversário. Quatro futuros campeões da Copa 2018 estiveram em campo: Umtiti, Tolisso e Fékir pelo Lyon; e Matuidi pelo Paris SG. No Campeonato Francês, o Lyon ficou em quinto. Em 2014/15, Fékir assumiria a titularidade no meio de campo.

Rémi Garde está em sua segunda temporada na Liga dos EUA

O técnico Rémi Garde deixou o comando do Lyon pouco menos de um ano após lançar Fékir na equipe principal. Na segunda temporada do jogador, quando se tornou titular, o técnico já era Hubert Fournier. Garde deixou o clube no fim de junho de 2014. Atualmente, o treinador está em sua segunda temporada no Impact Montréal, time canadense que disputa a liga de futebol dos Estados Unidos, a MSL. 

Antes do Impact Montréal, Garde ficou praticamente três anos afastado dos gramados. Entre o Lyon e o clube canadense, teve uma discreta passagem de três meses, no Aston Villa, da Inglaterra. Em 2018 foi para o Impact Montréal. Na primeira temporada de Garde, o clube ficou na sétima colocação da Liga Leste, uma posição abaixo da zona de classificação para os play-offs da MSL. Esse ano, após seis rodadas, também está na sétima posição.

Ficha do campeão mundial

Fekir 
Nome completo: Nabil Fekir. 
Nascimento: 18 de julho de 1993, em Lyon (França). 
Posição: atacante e meia ofensivo. 
Times que defendeu: Lyon (França) de 2013 a atualmente. 
Principais títulos: 1 Copa do Mundo 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário