O que você procura? Digite aqui:

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Pavard: campeão mundial vai do céu ao inferno no futebol em 316 dias

Após o título mundial, Pavard foi titular em 31 das 36 partidas do Stuttgart na temporada (foto: Instagran/Pavard)

Apenas 316 dias após viver o ápice de sua carreira, com a conquista da Copa do Mundo 2018, o zagueiro e lateral direito Pavard experimentou o seu pior momento no futebol: o rebaixamento para a Segunda Divisão da Alemanha com o Stuttgart. A partida que definiu a queda da equipe - 0 a 0 com o Union Berlin, em Berlin, na segunda-feira, 27 de maio - foi também a última partida de Pavard pelo clube. O jogador foi negociado com o Bayern de Munique.

O Stuttgart foi rebaixado após repescagem. Na Alemanha, o último e penúltimo colocado da Bundesliga são rebaixados automaticamente. O 16º colocado (antepenúltimo) disputa a vaga na elite contra o terceiro colocado da Segunda Divisão, no caso o Union Berlin. No primeiro jogo, em Stuttgart, em 23 de maio, houve empate em 2 a 2. Como na segunda partida houve novo empate, ficou com a vaga o time que fez mais gols fora de casa.

Pavard havia ajudado o Stuttgart a voltar para a Primeira Divisão

Autor do gol mais bonito da Copa do Mundo da Rússia 2018, anotado na vitória da França por 4 a 3 sobre a Argentina nas oitavas de final da competição, Pavard chegou ao Stuttgart em agosto de 2016, contratado junto ao Lille, para a disputa da Segunda Divisão 2016/17. Atuou em 21 partidas (18 como titular e três saindo do banco) na temporada e anotou um gol. O Stuttgart foi campeão e voltou a elite do futebol alemão, um ano após ter sido rebaixado.


Na temporada passada, o Stuttgart terminou a Bundesliga na sétima colocação. Pavard foi chamado para a Copa. Seu bom futebol chamou a atenção de grandes clubes, mas o defensor se recusou a deixar o Stuttgart por lealdade. "Eu não esqueço que foram me buscar no Lille. Confiaram em mim", disse. No entanto, as coisas não foram como esperadas na atual temporada. E, em janeiro deste ano, o jogador acertou sua transferência para o Bayern.

Campeão da Copa 2018 foi titular em todos os jogos que atuou

A má fase perseguiu o Stuttgart desde o início da Bundesliga. Das 34 rodadas da competição, em apenas duas o time não esteve entre os três últimos colocados. Das 32 rodadas restantes, em oito o Stuttgart oscilou entre a 17ª e 18ª posição (colocações que o rebaixariam automaticamente). Foram 24 rodadas na colocação que o levou à repescagem, o 16º lugar. Durante todo o segundo turno a equipe esteve nessa posição.

Considerado um dos pilares da equipe, Pavard chegou a ser criticado. No entanto, foi titular absoluto. Dos 36 jogos da equipe (34 rodadas do campeonato e duas da repescagem) atuou em 31, todos como titular. Nas cinco rodadas em que não atuou, da 15ª à 19ª, isso ocorreu devido a um problema muscular. Nesses 31 jogos não fez nenhum gol. Foi a única das três temporadas que passou em branco, nas outras duas fez um gol em cada uma delas.

Ficha do campeão mundial

Pavard
Nome completo: Benjamin Pavard
Nascimento: 28 de março de 1996, em Nice (França)
Posição: defensor (lateral e zagueiro)
Times que defendeu: Lille (França) de 2014 a 2016; Stuttgart (Alemanha) de 2016 até atualmente.
Principais títulos: 1 Copa do Mundo 2018, 1 Liga Alemã 2 (segunda divisão) 2016/17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário