O que você procura? Digite aqui:

domingo, 19 de maio de 2019

Tolisso é campeão alemão com apenas 52 minutos na competição


Tolisso com o troféu da Bundesliga (foto:Tuitter?Tolisso)

Com apenas 52 minutos jogados, divididos em duas partidas logo no início da temporada, o meia Tolisso, campeão da Copa do Mundo da Rússia 2018, conquistou no sábado, 18 de maio, com o Bayern de Munique, o título da Bundesliga (o Campeonato Alemão). O troféu foi alcançado na última rodada da competição, com vitória por 5 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt, em partida realizada no Allianz Arena, em Munique.

Tolisso acompanhou a partida das tribunas, não foi sequer relacionado para o banco. Os gols da vitória do Bayern foram marcados por Coman, Alaba, Renato Sanches, Ribéry e Robben, enquanto Haller descontou para o Eintracht. Única equipe que poderia alcançar o Bayern, o Borussia Dortmund também venceu: 2 a 0 sobre o Borussia M´gladbach, mas acabou dois pontos atrás do campeão. O Bayern totalizou 78 pontos contra 76 do Borussia.

Lesão na terceira rodada da Bundesliga tirou Tolisso da temporada

Tolisso fez só duas partidas na Bundesliga. Na segunda rodada, iniciou no banco e entrou nos dez minutos finais contra o Stuttgart: vitória do Bayern por 3 a 0, em 1º de setembro. Na rodada seguinte, foi titular contra o Bayer Leverkusen, em 15 de setembro. O Leverkusen abriu o placar, e Tolisso igualou aos 10 minutos de jogo. Mas, aos 42 minutos, teve de deixar o gramado devido a contusão que o tirou da temporada. O Bayern venceu por 3 a 1.

Tolisso sofreu contusão em setembro (foto:arquivo)

Só no fim de janeiro deste ano, Tolisso voltou a treinar em campo, mas ainda teve um longo caminho até voltar a ser relacionado pelo técnico Niko Kovac. Na 30ª rodada (1 a 0 sobre o Werder Bremen, em 20 de abril) e na 32ª (3 a 1 sobre o Hannover, em 4 de maio) ficou no banco de reservas. No jogo decisivo contra o Eintracht não foi relacionado, mas foi ao estádio e comemorou o título com os companheiros, posando para fotos com o troféu.

Técnico acredita que Tolisso precisa ganhar confiança

A demora para Kovac voltar a utilizar Tolisso parece estar na falta de confiança do jogador, na avaliação do treinador. Para o técnico, o campeão mundial ainda está inseguro pelo fato de a grave lesão ter sido muito recente. "É normal", afirmou recentemente. As contusões e o planejamento para a temporada 2018/19 fizeram com que o Bayern tivesse a mais difícil conquista da Bundesliga das sete consecutivas obtidas nas últimas temporadas.

Antes da conquista atual (78 pontos), a de pior desempenho dessa sequência de sete títulos foi a de 2014/15, com 79 pontos. Nas outras cinco, o time teve mais de 80 pontos. Para a atual temporada, o Bayern não fez grandes contratações e houve muitas contusões (Tolisso, Kingsley Coman e Robben). O time chegou a ficar nove pontos atrás do Borussia. Só na 28ª rodada o Bayern ultrapassou o rival em número de pontos, para não sair mais da liderança.

Ficha do campeão mundial

Tolisso
Nome completo: Corentin Tolisso.
Nascimento: 3 de agosto de 1994, em Tarare (França).
Posição: meia.
Times que defendeu: Lyon (França) 2013 a 2017; Bayern Munique (Alemanha) 2017 a atualmente.
Principais títulos: 1 Copa do Mundo, 2018, 2 Liga Alemã 2017/18, 2018/19; 1 Supercopa da Alemanha 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário