O que você procura? Digite aqui:

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Técnico abandonou carreira no mesmo ano em que lançou Thauvin


Thauvin: campeão da Ligue 2 com o Bastia (foto:Twitter/Thauvin)

O ano de estreia entre os profissionais do meia ofensivo e atacante Thauvin, reserva da França na conquista da Copa do Mundo da Rússia 2018, não foi nada promissor. O técnico Yvon Pouliquen, que lançou o jogador no Grenoble, durante a disputa da Ligue 2 (a segunda divisão da França) da temporada 2010/11, abandonou a carreira de treinador. E o time foi rebaixado para a terceira divisão francesa. Só na atual temporada voltou a Ligue 2.

Promovido das categorias de base do Grenoble, Thauvin estreou na equipe profissional na 27ª rodada da Ligue 2, em 11 de março de 2011. Seu time empatou em 1 a 1, fora de casa, com o Vannes. Thauvin iniciou no banco e, aos 11 minutos do segundo tempo, quando cada um dos times já havia feito o seu gol, Pouliquen o mandou para o jogo, no lugar do lateral Hamadi Ayari, que atualmente defende um time da terceira divisão francesa.

Jogador fez mais dois jogos entre os profissionais na temporada

Além do empate frente ao Vannes, Thauvin atuou em mais duas partidas na temporada 2010/11, ambas em casa e entrando no decorrer do segundo tempo: foi uma derrota para o Stade Laval, por 2 a 1, quando atuou 18 minutos; e um empate com o Reims em um gol, quando ficou apenas um minuto em campo. Após uma temporada catastrófica (sete vitórias, 12 empates e 19 derrotas), o Grenoble terminou na 20ª colocação e foi rebaixado.


Thauvin se transferiu para o Bastia, e novamente disputou a Ligue 2 em 2011/12. Com 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, a equipe foi campeã. Thauvin atuou em 14 partidas na temporada (13 na Ligue 2 e uma na Copa da França). Em 2012/13 disputou a Ligue 1 com o Bastia, desta vez como titular. A equipe foi 12ª colocada, e Thauvin ganhou o prêmio de "Melhor Esperança da Ligue 1", concedido ao melhor jogador jovem.

Treinador virou agente de jogadores após rebaixamento com o Grenoble

Yvon Pouliquen assumiu o Grenoble na temporada 2010/11 para apagar um verdadeiro incêndio: o técnico bósnio Mehmed Bazdarevic havia sido demitido depois de uma vitória e cinco derrotas. Mas, a única coisa que Pouliquen conseguiu tirar de positivo na temporada foi mesmo o fato de ter mostrado Thauvin ao futebol profissional. Após a equipe ser rebaixada como lanterna da competição, Pouliquen mudou o rumo de sua carreira.

Em reportagem publicada em um site francês, Pouliquen explicou que após o rebaixamento decidiu não assumir outro trabalho como treinador e fez o curso de agente da Federação Francesa. "Eu tinha seis meses para reivindicar minha licença e alguns jogadores me contataram", contou. "Comecei dizendo a mim mesmo que veríamos o que isso dá", lembrou. Hoje. cerca de 20 jogadores são agenciados por Pouliquen.

Pouliquen é agente de cerca de 20 jogadores (foto:Blog/Metz)

Ficha do campeão mundial

Thauvin
Nome completo: Florian Thauvin.
Nascimento: 26 de janeiro de 1993, em Orléans (França).
Posição: atacante. 
Times que defendeu: Grenoble (França) de 2010 a 2011; Bastia (França) de 2011 a 2013; Marseille de 2013 a 2015 e de 2015 a atualmente; Newcastle (Inglaterra), em 2015.
Principais títulos: 1 Copa do Mundo 2018, 1 Segunda Divisão Francesa 2011/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário