O que você procura? Digite aqui:

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Sidibé alcança conquista pessoal em vitória na estreia pelo Everton

Sidibé (com proteção no punho direito) comemora o terceiro gol do Everton (foto: Instagran/Everton)

O lateral direito Sidibé, camisa 19 da Seleção Francesa na conquista da Copa do Mundo da Rússia 2018, conseguiu desempatar um placar particular em sua estreia com a camisa do Everton, nesta quarta-feira (28 de agosto). Com a vitória de sua nova equipe sobre o Lincoln City por 4 a 2, em partida válida pela Copa da Liga Inglesa, o jogador passa a ter mais vitórias do que empates e derrotas nas estreias por clubes.

Até quarta-feira, Sidibé tinha uma vitória, um empate e uma derrota nas estreias pelos clubes que já defendeu profissionalmente, todos eles da França: o Troyes, time que o revelou; o Lille; e o Monaco. O Everton é o primeiro time fora de seu país que Sidibé defende. O lateral direito foi contratado pela equipe inglesa por empréstimo de um ano por R$ 2,5 milhões de Euros junto ao Monaco, com o preço do passe fixado em 15 milhões.

Everton toma susto logo no início da partida

Foram duas as estreias do Everton no confronto contra o Lincoln, time da terceira divisão da Inglaterra que na temporada 2018/19 foi campeão da quarta divisão. A partida era válida pela segunda fase da Copa da Liga Inglesa e, além da estreia de Sidibé, também era o primeiro jogo de Fabian Delph, ex-Manchester City. Era, ainda, a estreia do Everton na competição. Já o Lincoln eliminou na primeira fase o Huddersfield Town, da segunda divisão.

Sidibé foi contratado por empréstimo (foto:Instagran/Everton)

E o time da terceira divisão começou surpreendendo o Everton, com gol de Harry Anderson a um minuto de jogo. O clube de Sidibé, a partir de então, passou a pressionar. Empatou, ainda no primeiro tempo, com Digne, aos 36 minutos. Virou com Sigurdsson, de pênalti, aos 14 da segunda etapa. O Lincoln igualou o placar aos 25 com o português Bruno Andrade, mas o Everton voltou à frente com gols de Iwobi e do brasileiro Richarlison.

Antes, única vitória em estreia de Sidibé foi no primeiro jogo como profissional

Com atuação discreta frente ao Lincoln, Sidibé só havia vencido em uma estreia por clube justamente quando foi lançado no futebol profissional, pelo Troyes. A equipe venceu o Grenoble por 2 a 0 pela sétima rodada da Ligue 2 2010/11, a segunda divisão da França, com gols de Jackson Mendy (contra) e Claudio Beauvue, em 17 de setembro de 2010. Com 18 anos, Sidibé foi escalado como titular. O Troyes terminou a competição na 16ª colocação.

No Lille, onde atuou de 2012 a 2016, Sidibé estreou com empate em 2 a 2 com o Nice, em 25 de agosto de 2012 pela Ligue 1, o Campeonato Francês. E foi o autor de um dos gols de sua equipe. O outro foi anotado por Payet. No Monaco, a estreia foi com derrota por 2 a 1 para o Fenerbahçe, da Turquia, em 27 de julho de 2016, pela fase qualificatória da Liga dos Campeões. Mas, naquela temporada, Sidibé levantaria o título da Ligue 1 com o Monaco.

Ficha do campeão mundial

Sidibé
Nome completo: Djibril Sidibé
Nascimento: 29 de julho de 1992, em Troyes (França)
Posição: defensor (lateral direito)
Times que defendeu: Troyes (França), de 2010 a 2012); Lille (França), de 2012 a 2016; Monaco (França), de 2016 a 2019); Everton (Inglaterra), de 2019 a atualmente.
Principais títulos: 1 Copa do Mundo 2018, 1 Liga Francesa 2016/17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário