O que você procura? Digite aqui:

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Lemar foi lançado por técnico que não confiava no seu futebol


Lemar estreou pelo Caen na segunda divisão da França em 2013 com vitória de 3 a 1 sobre o Dijon (foto:Facebook/Lemar)

Responsável por lançar o meia-atacante Lemar, campeão da Copa do Mundo da Rússia 2018, entre os profissionais, o técnico Patrice Garande deixou somente no meio deste ano o comando técnico do Caen, cinco anos após mandar o jogador a campo pela primeira vez. Apesar de ter os créditos por dar a oportunidade inicial a Lemar, Garande também é apontado por muitos como o responsável pela pouca valorização dele no início da carreira.

A estreia de Lemar pelo Caen aconteceu em 2 de agosto de 2013, contra o Dijon, pela Ligue 2, a segunda divisão da França. Aos 18 anos, o jogador entrou em campo aos 33 minutos do segundo tempo no lugar de Jerôme Rothen, um meia de 35 anos com 13 passagens pela Seleção Francesa, que já havia defendido o Paris SG e o Mônaco, e encerrou a carreira naquela temporada. O Caen venceu por 3 a 1.

Lemar atuou em apenas nove jogos em sua temporada de estreia
Naquela partida, Lemar jogou pela primeira vez ao lado do volante Kanté - recém-contratado pelo Caen e que seria seu companheiro na conquista da Copa 2018. Os gols do Caen foram assinalados por Duhamel, Nabab e pelo marfinense Kodjia, enquanto o Dijon descontou com Thomas Guerbert. No total, Lemar atuou em apenas nove jogos naquela temporada (sete pela Liga 2 e dois pela Taça da Liga Francesa), das quais iniciou no banco em oito.

O Caen terminou a Ligue 2 na terceira colocação na temporada 2013/14 e foi promovido para a Ligue 1. Desde então nunca mais saiu da elite do futebol francês. Na temporada 2014/15, Lemar foi mais aproveitado, mas, ainda assim as chances eram poucas. De um total de 41 partidas do clube, entrou em campo em 26, mas só em sete foi titular. O Caen terminou na 13ª colocação.

Lemar, apesar da condição de reserva, chamou a atenção do Monaco. Na partida do Caen contra o time do principado, o meia-atacante jogou 26 minutos. Nada que pudesse alterar a vitória do Monaco por 3 a 0, gols de Martial e do português Bernardo Silva (2), mas o suficiente para plantar a semente de uma futura transferência. Além disso, Lemar foi titular da Seleção Francesa Sub-20 que conquistou o Torneio de Toulon em 2015.



Futuro campeão do mundo saiu do Caen por apenas 4 milhões de Euros
As poucas chances recebidas por Lemar pelo técnico Patrice Garande facilitaram a decisão do jogador em aceitar a oferta do Monaco em meados de 2015. O clube pagou 4 milhões de Euros ao Caen. Três anos depois, o craque seria repassado ao Atlético de Madrid por 52 milhões de Euros. "Garande não confiava nele", afirmou recentemente a um veículo de imprensa o ex-chefe do centro de treinamento de Caen, Philippe Tranchant. O fato de Lemar ser franzino pesava na avaliação de Garande.

O técnico permaneceu no Caen por mais três temporadas após a saída de Lemar. A melhor foi a 2015/16, quando o clube terminou na 7ª colocação. Nas duas temporadas seguintes, "namorou" com o rebaixamento: em 2016/17 ficou em 17º e em 2017/18 em 16º (mas a apenas um ponto do 18º colocado, primeira posição do rebaixamento na Ligue 1). Dispensado no fim da temporada passada, Garande ainda está sem clube.

Patrice Garande deixou o Caen esse ano (foto:divulgação)

Ficha do campeão mundial

Lemar
Nome completo: Thomas Lemar
Nascimento: 12 de novembro de 1995, em Baie-Mahault (Guadalupe)
Posição: atacante e meia ofensivo
Times que defendeu: Caen (França) de 2013 a 2015; Monaco (França) de 2015 a 2018; Atlético Madrid (Espanha) de 2018 a atualmente
Principais títulos: 1 Copa do Mundo, 2018, 1 Supercopa da Europa 2018, 1 Liga Francesa 2016/17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário