O que você procura? Digite aqui:

domingo, 7 de outubro de 2018

Griezmann se tornou titular em apenas cinco jogos no seu 1º clube

Griezmann iniciou a carreita profissional no Real Sociedad em 2009 (foto: Facebook/Griezmann)

O técnico que lançou Griezmann nos profissionais há quase dez anos, e um dos responsáveis pela paixão que o atacante campeão da Copa da Rússia 2018 tem pelo Uruguai, Martím Lasarte, ainda hoje é idolatrado pela torcida do Real Sociedad. Foi em 2 de setembro de 2009 que o treinador uruguaio colocou o atacante em campo pela primeira vez no time principal do Real Sociedad, em partida contra o Rayo Vallecano, pela Copa do Rey.

Em recente entrevista ao Mundo Deportivo, da Espanha, Lasarte recordou o início de Griezmann. O treinador lembrou que precisava de um jogador para atuar pelo lado esquerdo e o atacante veio das categorias de base. "No quinto jogo ele assumiu a titularidade e não saiu mais", lembrou. Lasarte está sem clube desde dezembro, quando deixou o comando do Nacional de Montevidéu, do Uruguai.

Griezmann foi o mais utilizado da equipe no primeiro ano como profissional

Aos 18 anos, Griezmann teve a primeira oportunidade entre os profissionais do Real Sociedad aos 34 minutos do segundo tempo da partida contra o Rayo Vallecano, na segunda fase da Copa do Rey. Lasarte o colocou no lugar do uruguaio Carlos Bueno, jogador que havia sido contratado por empréstimo ao Peñarol, foi o artilheiro da equipe na temporada com 12 gols, mas não continuou no clube após o término da temporada. Griezmann passou em branco nessa partida. O Real Sociedad foi derrotado por 2 a 0 e eliminado da competição.

Na quinta rodada da Segunda Divisão, Griezmann foi escalado pela primeira vez como titular, na vitória por 2 a 0 sobre o Huesca, e fez o seu primeiro gol como profissional. No total, atuou em 40 jogos na temporada (39 pela Segunda Divisão e um pela Copa do Rey) e, ao lado do zagueiro Ansotegi, foi o jogador mais utilizado por Lasarte. Fez seis gols. O Real Sociedad conquistou o título e subiu para a elite espanhola. Em 2014, o atacante foi para o Atlético de Madrid.

Técnico quase volta ao Real Sociedad este ano

Após a conquista da Segunda Divisão da Espanha em 2009/10, Lasarte ficou mais um ano no Real Sociedad. Terminou a temporada 2010/11 da Primeira Divisão na 15º colocação. Esse ano o técnico chegou a ser convidado a retornar à equipe espanhola, mas não aceitou. "Eu me vi sem a força necessária. É por isso que não aceitei o desafio, por amor, respeito e honestidade", afirmou o treinador em entrevista a um jornal da Espanha.

O último time treinado por Lasarte foi o Nacional de Montevidéu, onde conquistou o Campeonato Uruguaio de 2016. Ele deixou o clube em dezembro do ano passado. Além do Real Sociedad, chegou a ser sondado pelo Colo Colo, do Chile, onde comandou dois times antes de ir para o Nacional. Pelo Universidad de Chile conquistou o Campeonato Chileno da temporada 2014/15 e, em 2015/16 a Copa do Chile e a Supercopa de Chile.

Ficha do campeão mundial

Griezmann
Nome completo: Antoine Griezmann
Nascimento: 21 de março de 1991, em Mácon (França)
Posição: atacante (centroavante)
Times que defendeu: Real Sociedad (Espanha) de 2009 a 2014; Atlético de Madrid (Espanha) de 2014 a atualmente.
Principais títulos: 1 Copa do Mundo 2018, 1 Supercopa da Europa 2018, 1 Liga Europa 2017/18; 1 Segunda Divisão Espanhola 2009/10; 1 Supercopa da Espanha 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário