O que você procura? Digite aqui:

domingo, 19 de agosto de 2018

França sobe 24 posições no ranking da Fifa em um ano e oito meses


Site da Fifa mostra a posição atual de seu ranking e quanto as seleções evoluiram em relação a última colocação

Em um ano e oito meses, a França conquistou nada menos do que 24 posições no ranking da Fifa. Apesar do grande destaque que a imprensa deu, na quinta-feira, dia 16 de agosto, ao fato de a seleção de Didier Deschamps ter subido seis colocações em relação a sua situação antes da Copa do Mundo 2018, o que impressiona mesmo é a diferença entre o posto alcançado agora e o ocupado em janeiro de 2016, quando a Seleção Francesa estava apenas na 25ª colocação, conforme levantamento feito por esse blog no site oGol. Além, é óbvio, do título na Copa do Mundo 2018, contribuíram para o crescimento da equipe no ranking as boas campanhas na Eurocopa, quando terminou como vice-campeã, e nas Eliminatórias Europeias para o mundial da Rússia, quando se classificou como primeira colocada no Grupo A.

Didier Deschamps é mantido após fracasso na Copa do Mundo do Brasil
Depois da Copa do Mundo 2014, quando foi eliminada nas quartas de final pela campeã do torneio, a Alemanha, após derrota por 1 a 0, gol de Hummels, a França figurou na 10º colocação do ranking da Fifa. Naquele ano, após o término do torneio, a Seleção Francesa manteve o treinador Didier Deschamps à frente da equipe e fez mais seis amistosos, entre setembro e novembro, com quatro vitórias e dois empates. Entre as vitórias, duas foram contra adversários de destaque no cenário mundial: Espanha (batida por 1 a 0, gol do centroavante Loic Rémy) e Portugal (derrotado por 2 a 1, gols de Benzema e Pogba para França, com Quaresma descontando para os portugueses). A Seleção Francesa chegou a 7ª colocação no ranking em novembro, posição mantida em dezembro.

Didier Deschamps foi mantido após a Copa de 2014

Queda vertiginosa em 2015
No ano seguinte à Copa do Brasil, a França disputou apenas amistosos. Foram 10 no total em 2015. A equipe venceu seis partidas e colecionou quatro derrotas. Adversários de peso venceram a França, como Brasil (3 a 1 de virada, com o zagueiro Varane abrindo o placar e a Seleção Brasileira virando com gols de Oscar, Neymar e Luiz Gustavo) e Inglaterra (2 a 0, gols de Dele Alli e Rooney). Mas houve, também, a revanche contra a Alemanha, batida pelos franceses por 2 a 0, com gols dos atacantes Giroud e Gignac. No entanto, a equipe de Didier Deschamps chegou a dezembro daquele ano na 25ª posição no ranking da Fifa.



Recuperação no ranking, mas frustração na Eurocopa 2016
O ano de 2016 marcou a recuperação da França no ranking, após terminar janeiro ainda na 25ª colocação. No total, entre jogos amistosos, da Eurocopa e das Eliminatórias para a Copa 2018, a equipe venceu 13 partidas, empatou três e teve apenas uma derrota. A derrota, no entanto, foi bastante dolorida. O time de Didier Deschamps chegou à final da Eurocopa após uma campanha com cinco vitórias e um empate. Entre os adversários que deixou pelo caminho o destaque foi a Alemanha, batida nas semifinais por 2 a 0, gols do futuro campeão mundial Griezmann. Com esses dois gols, o atacante garantiu a artilharia da competição com seis gols. Na final do torneio, no entanto, a equipe de Didier Deschamps foi batida por Portugal, que ficou com o título após vitória na prorrogação por 1 a 0, gol de Éder. A França terminou o ano como sétima colocada no ranking da Fifa.



2017: classificação para a Copa, estreia de Mbappé e oscilação no ranking
A França garantiu seu passaporte para a Copa da Rússia após vitória sobre a Bielorrússia por 2 a 1, no Stade de France, em 10 de outubro de 2017, com Griezmann e Giroud anotando para os franceses. Apesar da classificação como primeira colocada do Grupo A das Eliminatórias Europeias, a França oscilou no ranking da Fifa naquele ano, vagando entre o sexto lugar, posição alcançada em fevereiro, março, abril, maio e junho, e a 10º posição, ocupada em agosto. No total, entre Eliminatórias e amistosos, a equipe venceu sete partidas, empatou duas e perdeu duas naquele ano. E, de relevante, teve ainda a estreia do atacante Mbappé, na vitória de na vitória de 3 a 1 sobre Luxemburgo, na casa do adversário, pelas Eliminatórias, com gols de Giroud (2) e Griezmann. Mbappé entrou aos 33 minutos do segundo tempo no lugar de Dimitri Payet.

Mbappé estreou pela Seleção Francesa contra Luxemburgo

Título da Copa do Mundo 2018 e liderança no ranking
A França iniciou 2018 na nona colocação do ranking da Fifa, posto em que figurou nos meses de janeiro, fevereiro e março. E evoluiu até o sétimo lugar, posição de abril e maio. Os bons resultados em amistosos justificam a evolução. Iniciou o ano sendo derrotada pela Colômbia por 3 a 2, no Stade de France, em janeiro, depois não perdeu mais. Contanto essa partida, foram três vitórias (Rússia, República da Irlanda e Itália), a derrota para os colombianos e um empate em 1 a 1 com os Estados Unidos, no dia 9 de junho, último jogo da preparação francesa. A estreia da França no mundial, ocorreu uma semana depois, no dia 16, na vitória de 2 a 1 sobre a Austrália, com gols de Griezmann (pênalti) e Bahich (contra) para os franceses. Na Copa, foram 6 vitórias e um empate, que culminaram com o título e a liderança no ranking da Fifa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário